Jornalismo da Uniplac tem primeira publicação aceita em periódico científico

O artigo "A música sociopolítica de Bezerra da Silva e os estereótipos" é a primeira publicação do curso de Jornalismo da Uniplac em um periódico científico. A pesquisa, aceita pela Revista Eletrônica Informe C3, foi desenvolvida no primeiro semestre de 2015 pelos acadêmicos Luiz Henrique Zart e Gisele Cristiane Urnau dos Prazeres, com orientação dos professores Ivan Claudio Siqueira de Moraes e José Luiz Pereira de Arruda.

A pesquisa trata das representações cotidianas no samba, envolvendo variáveis da condição social brasileira. Além disso, relaciona as manifestações artístico-sociais em um período histórico de turbulência no país, a cultura negra, a falta de visibilidade e a desigualdade descritas pela música e pelas letras do sambista, conhecido como “embaixador do morro”. As canções, ao estilo malandro, retratam com sarcasmo e ironia os estereótipos do político e da população marginalizada das periferias.

Para o egresso Luiz Henrique Zart, a publicação do artigo é fruto da iniciativa e do empenho de acadêmicos e professores. “Afinal, esse tipo de trabalho se constroi em conjunto, e exige dedicação e esforço de quem quer ver o curso crescer e pretende difundir conhecimento por meio da universidade”, diz.

Sobre a Revista Informe C3

A Revista Informe C3 é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa portoalegrense Processo C3 desde março de 2009, com a colaboração de pesquisadores e artistas de todo o país. Busca contribuir para a difusão de conhecimentos e experiências, com espaço para publicação de textos, artigos, resenhas, entrevistas e demais produções. Os estudos sobre cultura de modo geral, em diálogo com diversas áreas do conhecimento – como Educação, Comunicação, Música, Dança, Artes Visuais, Teatro, Antropologia, História, Sociologia e Moda – são o foco da publicação.