Cursos de História e Geografia realizam encontro alusivo ao aniversário de Lages

Contribuição: Suzane Faita

Com o objetivo proporcionar aos acadêmicos um momento de formação e fortalecimento acerca de aspectos históricos e geográficos de Lages e do Planalto Sul, os cursos de Licenciatura em História e Geografia da Uniplac realizam um evento no sábado, 19 de novembro. O evento, alusivo ao aniversário da cidade: ‘250 anos de Lages: encontro de História e Geografia da Uniplac’, reuniu acadêmicos e professores dos dois cursos para uma série de atividades no Centro Cultural Vidal Ramos.

Pela manhã foram realizadas duas palestras, com Mirian Adriana Branco “Os caminhos da história social na geografia da cidade” e com Luisa Nunes D’Ávila “Pesquisas Arqueológicas na Serra Catarinense”. No período da tarde a palestra foi com Zilma Isabel Peixer, “Lages e seus tempos: diálogos sobre história e cultural”. Para encerrar foi exibido o filme da Serra ao Seridó do cineasta Fernando Leão. Após o filme Leão e Zilma dialogaram com os acadêmicos.

Para o professor Carlos Alberto Bertaiolli, coordenador do projeto, o evento proporcionou a integração entre os acadêmicos e pesquisadores que possuem produções na área da História e Geografia regional.  “Foi um importante momento de socialização de conhecimentos e de visualização de novas demandas e oportunidades de pesquisa; temos o anseio de fortalecer essas discussões em diversos espaços sociais, ampliando diálogo entre a academia e a sociedade uma vez que conhecer o espaço em que se habita e uma condição essencial para a promoção da cidadania”, comentou.

A escolha dos palestrante se deve ao fato terem trabalhos de pesquisa na cidade ou na região. Mirian é graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui mestrado em História Cultural também pela Ufsc e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Luísa tem graduação em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG). Atualmente é mestranda em Antropologia - Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas é pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade de Pelotas.

Zilma é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui mestrado em Sociologia Política também pela UFSC e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pós doutorado em Educação, com ênfase em Educação do Campo. Atualmente é professora da UFSC em Curitibanos.