Acadêmicos do curso de História apresentam em Encontro Estadual de História no Rio Grande do Sul

Os acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em História da Uniplac, Gustavo Cezar Waltrick e Suzane Faita sob orientação do professor Carlos Alberto Bertaiolli, representaram a Universidade no 13º Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, ocasião em que apresentaram o projeto “Cine-Tortura: Os anos de chumbo da Ditadura Militar através de filmes”.

O projeto foi criado no ano de 2015 e conta com a parceria entre o Curso de História da Uniplac, o Sesc - Lages e a 27ª Gered – Regional de Lages e tem por objetivo discutir o período ditatorial brasileiro a partir das produções cinematográficas nacionais que retratam episódios deste período histórico, as ações desenvolvidas pelo projeto envolvem principalmente a participação de estudantes do Ensino Médio e professores da rede pública de educação de Lages.

O 13º Encontro Estadual da Associação Nacional de História seção do Rio Grande do Sul – ANPUH/RS teve como tema principal “Ensino, Direito e Democracia” e aconteceu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na cidade de Santa Cruz do Sul entre os dias 18 a 21 de julho de 2016 e reuniu pesquisadores e alunos das principais universidades do estado do Rio Grande do Sul, entre elas UFRGS, Unisinos, PUCRS, UFSM e UPF.

O projeto apresentado foi selecionado entre os 80 pôsteres recomendados pela comissão científica responsável pelo evento a serem expostos durante os dias de realização do encontro. A participação em eventos de grande relevância a comunidade acadêmica, permitiu a divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos professores e alunos do curso em um dos principais eventos da área de História do sul do país.