Docentes e acadêmicas de Fisioterapia desenvolvem prática de Shantala

A procura das mães pela técnica de Shantala têm ganhado cada vez mais adeptos nos grupos de práticas alternativas em Unidades de Saúde. A fisioterapeuta e professora da Uniplac, Dayane C. Vieira contou que a ideia surgiu enquanto trabalhava no município e desenvolveu o projeto com o apoio da psicóloga Leiliane Raimuno e a Secretaria Municipal de Saúde no intuito de melhor desenvolvimento infantil das crianças, além de estabelecer um contato entre mãe/filho. “Durante a aplicação do projeto, realizamos uma análise dos bebês e das mães antes e após a prática da shantala. Nesse tempo vimos uma melhora da qualidade de vida muito significativa, além da diminuição das cólicas e melhora da qualidade do sono dos bebês, e então com a chegada dos acadêmicos, decidimos retomar a oferta deste serviço".

Segundo a professora Dayane fica, assim, possível que “os alunos exerçam na prática os conhecimentos aprendidos em sala nas aulas de Pediatria, agregando na sua formação acadêmica e tendo acesso a um trabalho multidisciplinar”.

O grupo de Shantala retomou na Unidade de Saúde do Tributo, com três encontros para o aprendizado da técnica, vale lembrar que este serviço é gratuito e destinado a mães/pais com seus bebês de 15 dias até um ano de idade. Neste encontro as acadêmicas do 8º semestre de Fisioterapia ensinaram o passo a passo da massagem, seus benefícios e cuidados.

Devido à grande procura, o projeto ampliou e serão oferecidos cursos também nas unidade de saúde do Guarujá, São Carlos, Vila Mariza e Gethal, todos com a supervisão das professoras Dayane C. Vieira e Angela Carla Ghizoni.

Os cursos de Shantala acontecem no período vespertino com datas já agendadas.