Curso de Engenharia Elétrica lança livro sobre Hidrelétricas

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Planalto Catarinense tem publicado o livro “Desafios na Operação das Usinas Hidrelétricas da Bacia do Rio Uruguai”. A obra surgiu a partir de um Trabalho de Conclusão de um acadêmico do curso.

Patrocinado pela Baesa e a Enercan para a publicação graças à qualidade no trabalho, ele conta com a participação de Eduardo Ciocari e dos professores Stéfano Frizzo Stefenon, coordenador do curso e o professor Juliano Augusto Nascimento Leite.

A obra é publicada pela Editora Alternativa (Niterói) e foi lançada no evento Edupala, realizado na Universidade no mês de novembro.

Sobre o livro:

“Fonte renovável de energia, a hidroeletricidade é fundamental no desenvolvimento sustentável do Brasil, ainda mais por suas características de abundância de recursos naturais. Os desafios são grandiosos ao se explorar a fonte hidráulica, devido às obras de execução complexa e de elevado custo para implantação. A região hidrográfica do rio Uruguai possui grande quantidade de usinas, que juntas somam um montante expressivo de energia disponibilizado para a região como também nacionalmente. O objetivo deste trabalho foi estudar através de pesquisa nos documentos e procedimentos pertinentes, as características das principais usinas hidrelétricas da região do rio Uruguai e sua influência na formação do parque gerador de energia. Observa-se que é necessária a continuação da expansão das obras que sustentem a integração em sistemas para que sejam superados os desafios futuros”.