Eficiência energética é tema de palestra na Semana Acadêmica das Engenharias e Arquitetura da Uniplac

Os quatro cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Produção) e o curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Planalto Catarinense, promoveram a Semana das Engenharias e Arquitetura nos dias 11 a 15 de abril.

Através de parceria realizada entre a coordenação do Creajr-SC em Lages, a Weg e o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica, foi possível a participação da empresa nesta edição da Semana das Engenharias. Na noite de quarta-feira (13), o engenheiro Clovis Vanderlei Koch que atua no Centro de Negócios de Eficiência Energética da Weg em Jaraguá do Sul, proferiu a palestra “Eficiência Energética na Indústria” para os acadêmicos do curso de engenharia elétrica.

A palestra aconteceu no auditório da universidade, com o objetivo de mostrar aos participantes os conceitos básicos sobre eficiência energética, mostrando os principais caminhos para a redução do consumo de energia, como a modernização de sistemas industriais que permite até 60% de redução de consumo; A substituição de motores antigos por novos, com tecnologia de alto rendimento, diminuindo as perdas de energia elétrica e o dimensionamento correto dos motores, que evita o desperdício de energia elétrica.

Clovis ainda falou sobre as ferramentas que estão disponíveis no site da Weg, que auxiliam no desenvolvimento dos cálculos necessários para os projetos e mostrou exemplos de sistemas já implantados que comprovam que é possível reduzir o consumo de energia, sem perder qualidade na realização dos processos.

Mariélle Madruga, coordenadora regional do CREAjr-SC em Lages, agradeceu a equipe da Weg que participou do evento e citou a importância de discutir esse tema: “ A aplicação de projetos mais eficientes e modernos na indústria, proporciona mais competitividade e produtividade as empresas em tempos de crise financeira no país, além de consumir uma quantidade menor de energia, reduzindo os impactos ambientais”.

Estavam presentes no evento, o engenheiro Alberto Claumann Westphal que também atua no Centro de Negócios de Eficiência Energética da Weg, o engenheiro Daniel Puerta que atua na Weg Cestari de Redutores e Motorredutores S.A., o Sr Alvori Naysinger Lopes representante comercial da Weg, o engenheiro Stéfano Frizzo Stefanon coordenador do curso de engenharia elétrica, o acadêmico Hérico Esmerio presidente do Centro Acadêmico e Mariélle Madruga coordenadora regional do CREAjr-SC em Lages.