Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da Uniplac conta com laboratório 3D

Universidade é uma das poucas instituições de ensino da cidade a contar com impressora 3D

No início do ano letivo, a Uniplac recepciona seus novos acadêmicos com uma pequena lembrança, um chaveiro da instituição. O que a maioria dos novos alunos não sabe é que este suvenir é produzido na própria universidade, mais especificamente no Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET) que conta com o laboratório 3D.

O Laboratório está em atividade a três anos e conta com impressora 3D, máquina de corte a laser e fresadora. Cursos como os de produção, design de interiores, arquitetura e engenharia civil utilizam o espaço para atividades especificas como impressão de maquetes, peças e miniaturas. “Tendo o projeto da turma, aval do professor e avaliação do técnico - para averiguar se não haverá desperdício de material – o aluno pode utilizar os equipamentos para desenvolvimento do projeto” explica o Técnico Administrativo do CCET, Leandro Heinzen.

Os chaveiros produzidos para presentear os novos alunos são feitos com sobra de material utilizado em projetos das disciplinas, tendo objetivo de reaproveitamento. A Uniplac é uma das poucas instituições de ensino de Lages a possuir laboratório com tal tecnologia, que possibilita os alunos a terem contato direto com a produção deste tipo de material.