Dia da Polícia Militar e Civil

A data em comemoração ao dia Nacional da Polícia Militar e Civil foi escolhida no dia 21 de abril, pois é comemorado também o dia de Tiradentes. Herói nacional que morreu enforcado e é considerado o patrono da Polícia no Brasil. Além de Tiradentes, outra figura importante foi o presidente Juscelino Kubitschek. Primeiro Policial Militar a se tornar Presidente da República, JK fundou em 21 de abril de 1960 a nova capital do país, Brasília. Em Lages, o Batalhão de Polícia Militar fica localizado no bairro São Cristóvão, ao lado do Batalhão do Corpo de Bombeiros. A Polícia Civil tem três centrais pela cidade. Uma localizada na área industrial, às margens da BR 116, outra no bairro Coral, nas proximidades do Ferro Velho Beira Rio e outra no centro, próximo à Uniplac.

O professor da Uniplac, Ilton Agostini Junior, além de transformar vidas ministrando aulas no curso de Administração, ajuda também toda a região de Lages como Policial Militar Ambiental do Estado de Santa Catarina desde 2004. Já ministrou aulas nas turmas de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Formação Pedagógica e PROESDE. Ilton destaca que a bagagem prática lhe permite criar diversas situações de aprendizagem em sala de aula, deixando-as dinâmicas e com debates interessantes. E ainda conclui “Hoje não basta ter conhecimento, você precisa saber o que fazer com ele. Dinâmicas de grupo, debates, seminários e etc. Todo dia você precisa desafiar o aluno a pensar e tomar decisões”. Para ele, o aluno precisa ser o protagonista de seu próprio conhecimento. “Só assim você consegue trabalhar o ensino por competência, sistema que é adotado na Uniplac”.

A história de quem nos protege

A Policial Civil Vanessa Trento realizou seu estágio na Delegacia Regional De Polícia de Lages (DRP) em 2004. Vanessa decidiu seguir carreira e em 2008 ingressou na Polícia Civil. Casada há 11 anos com o Capitão Álvaro Josué Moraes Paes da PMSC, os dois contam um pouco sobre suas carreiras:

Uniplac: O que os levaram a escolher essa profissão?

Agente Vanessa - Pela estabilidade, pela progressão na carreira, pela possibilidade de ser útil, ajudando a sociedade através das diversas funções exercidas pelo cargo.

Capitão Álvaro - Estabilidade que o serviço público proporciona e exemplo de familiares e amigos.

Uniplac: Quais os maiores desafios enfrentados durante todo o percurso?

Agt. Vanessa - É um desafio diário, buscando sempre fazer o melhor em meio às dificuldades, tentando sempre voltar para casa com a sensação de dever cumprido.

Cap. Álvaro – O desafio é servir com profissionalismo e dedicação. Desafio é estar à frente de conflitos diversos e ter poucos minutos e até míseros segundos pra tomar uma decisão.

Uniplac: Vanessa, como é a vida de uma Policial mulher? Existe preconceito nessa área?

Agt. Vanessa - Quando escolhi a profissão não me preocupei com o possível preconceito, pois sabia que na carreira não seria o sexo do profissional que faria a diferença e sim a vontade e a capacidade de cumprir a missão dada. E essa capacidade eu sempre tive, no entanto, me surpreendi, pois na instituição nunca sofri com isso. Na minha profissão tem homens e mulheres atuando, passando diariamente pelas mesmas dificuldades, superações e conquistas. Entre os colegas existe um sentimento de admiração e de respeito.  Não vejo diferença de tratamento na atribuição das funções, nem limitações pelo fato de eu ser mulher, desempenho minha função com a mesma qualidade e comprometimento de um colega homem. Nós mulheres somos práticas, temos paciência e habilidades para mexer com papel, como também, temos inteligência, agilidade e comprometimento para lidar com situações e com as pessoas. Policiais homens e mulheres trabalham juntos para somar e quem ganha é a sociedade. Deixo aqui registrado todo meu respeito e admiração à todos os colegas de profissão.

Ser policial nos dias de hoje requer, antes de tudo, amor à profissão. Por isso a Uniplac parabeniza todos os profissionais da área que estão todos os dias protegendo e zelando pelo conforto de todos.

Texto: Jefferson de Liz Rocha e Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac

Fotos cedidas pelos entrevistados