Seminário de Inclusão e Encontro de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência são realizados na Uniplac

O Curso de Psicologia e Comissão Institucional de Acessibilidade da Uniplac em parceria com o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência organizaram o 4º Seminário de Inclusão e 3º Encontro de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento foi coroado com sucesso, recebendo a presença massiva de professores da rede de educação básica estadual e municipal, alunos e professores dos cursos de Psicologia, das Licenciaturas, Serviço Social e Fisioterapia, bem como profissionais de saúde e educação e associados de entidades representativas de pessoas com deficiência.

O auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) ficou pequeno para quantidade de pessoas interessadas e participantes das palestras. Na segunda-feira (19) o seminário iniciou no período vespertino com o 2º Colóquio de Egress@s do Curso de Educação Especial da Uniplac, Relatos de Experiências e Pesquisas nas Áreas de Saúde e Educação Relacionadas às Pessoas com Deficiência. Durante a noite do mesmo dia foi debatida a sexualidade das pessoas com deficiência, tendo a presença das palestrantes Karla Garcia Luiz (IFSC), Melina de La Barrera Ayres (UFSC) e Paula Helena Lopes (UFSC).

Ontem (20) o professor Casemiro José Mota do Instituo Federal Catarinense de Araquari expôs sua experiência com o projeto sobre diplomação social.

Nos dois dias foi possível concluir que as possibilidades das pessoas com deficiência estão no modo de como enxergamos e compreendemos a subjetividade e especificidades de cada ser humano. Convém destacar que este seminário é alusivo ao dia 21 de setembro, em que foi instituído o Dia Nacional de Luta Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. A data foi escolhida pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Ela foi oficializada por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.