Proesde Uniplac em desenvolvimento regional e a pesquisa no bairro Novo Milênio da cidade de Lages

A até final de outubro deste semestre, os acadêmicos do Curso de Extensão “Formação Superior para o Desenvolvimento Regional – Proesde Uniplac” realizam pesquisa junto aos moradores do bairro Novo Milênio da cidade de Lages. Após a orientação dos professores sobre abordagem domiciliar e a elaboração de entrevistas com roteiro semiestruturado, os estudantes criaram um aplicativo virtual que permite aos estudantes executarem a pesquisa de campo com o uso de celular para a coleta dos dados.

A constituição do grupo de estudantes que realizam o Proesde é interdisciplinar. Na prática, foi o diálogo entre os diferentes campos de formação que facilitou a inserção do grupo na pesquisa com o uso de ferramentas apropriadas. A pesquisa deverá atender o objetivo de organização uma cooperativa de trabalho de prestação de serviços com a participação de trabalhadores e trabalhadoras sob os princípios da economia solidária. O projeto foi concebido pelos estudantes do Proesde da turma de 2015, com sua continuidade garantida pela turma de 2016.

Deve-se enfatizar o engajamento dos estudantes nas já 55 visitas domiciliares realizadas no primeiro contato de campo, conforme registra o aplicativo. A coordenação pedagógica sente-se profundamente satisfeita com o desempenho dos professores e estudantes, fazendo jus ao Curso de Extensão, cuja parceria acontece com a Universidade, ADRs de Lages e São Joaquim, suas respectivas GEREDs e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.