OBJETIVO

Formar profissionais que dominem as línguas, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos, formando profissionais para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Qualificar profissionais que entendam os diferentes contextos interculturais e especificidades locais e que sejam capazes de adequar o ensino da língua/línguas a essas especificidades.

Capacitar profissionais para que possam atuar junto às classes populares e trabalhar as variáveis linguísticas como diferenças e não como erros.

Instrumentalizar profissionais para repensar sua prática pedagógica e refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico.

PERFIL PROFISSIONAL

O licenciado em Letras é um profissional interculturalmente competente, situado historicamente no mundo atual e comprometido com a luta pela transformação da realidade; é crítico e capaz de dominar a estrutura, o funcionamento e as manifestações culturais da língua ou línguas, objeto de seus estudos; é capaz de fazer uso de novas tecnologias e consciente da importância de sua inserção na sociedade; entende sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Como professor, em escolas da rede pública e privada nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Como secretário, tradutor, intérprete e revisor de textos, em empresas ou órgãos públicos.

Como crítico literário, em jornais, revistas ou órgãos de comunicação.

Como pesquisador, junto a empresas, universidades e outros órgãos ligados à pesquisa.

Em outras atividades, de acordo com a competência desenvolvida no próprio curso.

TÍTULO

Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa