Projeto Meditar: Um ano de resultados positivos

Com objetivo de levar aos acadêmicos e funcionários da Uniplac técnicas alternativas de saúde para controle da respiração, visando a redução da ansiedade e do estresse no ambiente universitário, o “Projeto Meditar: reduzindo a Ansiedade e o Estresse na Comunidade”, completa um ano, neste mês de outubro

Idealizado e coordenado pela Profa. Ms. Caroline Beatriz Schons e pela aluna do curso de Enfermagem da Uniplac, Giovanna Olivo, o Projeto de Extensão nomeado “Meditar” utiliza de Cromoterapia, Aromaterapia, Reiki, momentos com dança circular, Yoga , Fitoterapia e Meditação para mudar a rotina de quem procura por uma vida mais equilibrada e saudável.

A professora Caroline lembra que a ideia surgiu de uma conversa entre ela e a aluna. “Nós queríamos levar uma melhor qualidade de vida para as pessoas, e a meditação e a yoga é a melhor forma de começar. Foi nesse momento que nasceu o projeto de extensão”, conta. A comunidade acadêmica aceitou bem o projeto desde o começo. Segundo relatório, somente em 2017, mais de 100 pessoas participaram das aulas.

Neste ano, o projeto passou a ser financiado pelo artigo 171 e a Professora Caroline Schons conta com o auxílio da aluna de Enfermagem, Taize Becher. Comprometidas em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a comunidade acadêmica, as duas ministram aulas de meditação e yoga duas vezes por semana.

Taize, que defende que a meditação é um encontro consigo, conta que desde que começou a fazer parte do projeto sua vida mudou radicalmente. “O projeto meditar me beneficia não só a nível físico. Hoje eu me sinto bem mental e espiritualmente. Além disso, aprendo muita coisa importante que acaba por me ajudar curso”, explica.

Mudança de hábitos

Para quem já participou, não há dúvidas de que o Projeto Meditar leva uma experiência única para os acadêmicos. Mas os benefícios vão além. Todo projeto de extensão tem como objetivo aproximar o aluno da comunidade. E essa aproximação vem sendo feita com maestria através da coordenação da professora Caroline.

A estudante de Medicina, Talita Oliveira, 19 anos, é exemplo disso. Conheceu o projeto através da internet e já participa há pouco mais de um mês. “Meditação e yoga mudam meu dia completamente, me deixa mais calma, focada e em paz comigo e com o mundo”. “Essas atividades me trazem uma maior concentração, o que me ajuda a ser mais confiante, a realizar meus compromissos sem ficar ansiosa, me alimentar melhor, e principalmente, viver o presente”.

Mas a jovem afirma, as mudanças são diárias. “Todas essas mudanças não foram do dia para a noite, nas primeiras vezes eu tinha dificuldade para me concentrar na meditação, ás vezes ainda tenho. Mas tudo é uma evolução e eu pretendo continuar e vou sempre indicar aos amigos”.

Os benefícios da Meditação e da Yoga

- Diminui o estresse: O papel da meditação e yoga é ajudar a pessoa a lidar com o estresse sem fugir da dor e do sofrimento de algumas situações;

- Meditação ajuda em atividades multitarefa em ambiente estressante: Aplicar multitarefas pode ser um desafio;

- Melhora a função imunológica - uma aula curta de meditação produz efeitos positivos no cérebro e na função imunológica;

- Reduz a probabilidade de sintomas relacionados à depressão em adolescentes: meditação não apenas diminui sintomas associados à depressão, como também protege contra o seu desenvolvimento mais tarde;

- Ajuda na qualidade do sono: A meditação resulta em menos insônia, fadiga e depressão;

- Melhora a cognição: Quatro dias de meditação já causam efeito positivo na cognição e no humor;

- Ajuda na memória de trabalho enquanto reduz os pensamentos vagos: Efeito da meditação na atenção plena e na capacidade de impedir a mente de vagar durante tarefas que exigem atenção, como provas e testes.

- Meditação promove bem-estar psicológico: Aumento da atenção plena e bem-estar ao mesmo tempo, diminuição de estresse e outros sintomas;

- Meditação promove emoções positivas: Desenvolve sentimentos de empatia, bondade e compaixão em relação a si mesmo e aos outros;

- Meditação e Yoga: mais atenção e autorregulação.

Horário e local das aulas

Yoga – Toda terça-feira das 18h às 18h30 na sala de lutas do CCS

Práticas de Meditações Ativas – Segunda, quarta, quinta e sexta-feira em dois horários: Das 18h às 18h30, na sala 2312 (Na quinta-feira há mais um horário,  das 20h15 às 20h30, também na sala 2312).

Todas atividades são gratuitas e abertas a comunidade.

Texto e Fotos: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac