Conheça os laboratórios do CCET

O Laboratório de Metrologia iniciou suas atividades em dezembro/2014, esta localizado no primeiro andar do CCET, possui área total é de 45m².

O Laboratório proporciona conhecimento nas áreas de instrumentação e controle de processos, através da calibração dos equipamentos de temperatura, pressão e vazão. Possibilita também ao acadêmico a concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de mediação, agregando conhecimentos multidisciplinares da mecânica, controle, física e informática.


Veja +

O laboratório TGA iniciou as suas atividades em agosto/2002, está localizado no primeiro andar do CCET, e possui área total de 18 m².

É composto por um Analisador Termogravimétrico/TGA, que permite analises térmicas, como teor de umidade, teor de cinzas, teor de voláteis e porcentagem de carbono fixo, nos mais diversos tipos de materiais. O conhecimento das propriedades térmicas pode levar a melhora de processos de moldagem, transporte, conservação e até aplicação de determinados compostos e materiais.


Veja +

O laboratório de Química iniciou suas atividades em agosto/2002, está localizado no primeiro andar do CCET, e possui área total é de 109 m².

O laboratório de Química tem a finalidade de realizar experimentos, visando oferecer aos seus alunos o conhecimento básico de vidrarias, diluições, preparação de soluções, titulações, e outras atividades experimentais.


Veja +

O laboratório de Eletrônica iniciou suas atividades em agosto/2002, está localizado no primeiro andar do CCET, e possui área total de 94 m².

O laboratório é composto por dez bancadas de utilização, com computadores e equipamentos móveis, como: Osciloscópios, Módulos Digitais, Módulos Analógicos, Fontes CC e Frequencímetros Digitais.

Este laboratório envolve o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de controlar processos além de montagens, testes, medições e avaliações de dispositivos, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, tanto analógicos como digitais.


Veja +

O laboratório de Automação, Hidráulica e Pneumática iniciou suas atividades em novembro/2014, está localizado no primeiro andar do CCET, é composto por quatro bancadas de automação, e outras quatro destinadas a pneumática. Possui área total de 55 m².

Os equipamentos do laboratório permitem o desenvolvimento de atividades relacionadas a Controladores Lógicos Programáveis (CLP), desenvolvimento de circuitos pneumáticos e eletro pneumáticos, estudo da integração de sistemas robóticos e ensaios de fenômenos práticos inerentes ao controle de processos industriais.


Veja +

Os laboratórios integrados da Engenharia Civil deram inicio as suas atividades em dezembro/2014, localizado no térreo do CCET, com área total de 379 m².

São eles: Agregados, Cimento e Concreto, Massa Asfáltica, Solos e Topografia.

Os laboratórios permitem ao aluno estudar uma diversidade muito grande de materiais, tanto individualmente como composições destes, avaliando qualidade e desempenho. Este estudo se dá com relação aos materiais e compostos que compõem as estruturas e acabamentos das edificações, estudo de solos, estudo de materiais para execução de obras rodoviárias e saneamento, etc.

Além de testar materiais já existentes, também é possível adaptar e inovar, propondo e desenvolvendo novas técnicas e materiais, através de estudos mais aprofundados que podem ser desenvolvidos nos programas de iniciação científica e de pós-graduação.


Veja +

O Laboratório de Tecnologia e Inovação em Eficiência Hidroenergética em Saneamento - Latiens, iniciou suas atividades em dezembro/2011, esta localizado no térreo do CCET. Sua área total é de 157 m².

Possui uma Bancada de Funcionalidades Padrão, composta por um sistema de tubulações, bombas e equipamentos de medição e de controle. Estes equipamentos e dispositivos integrados possibilitam a sua operação e a obtenção de dados de forma simultânea, como:

  • Monitoramento e registro de grandezas elétricas, mecânicas e hidráulicas;
  • Telemetria e telecomando das ações realizadas em campo (Sistema de Supervisão);
  • Monitoramento do consumo de energia e diversas formas de melhorias sobre eficiência energética;
  • Possibilita meios de visualização de todo um sistema de distribuição, objetiva e dinâmica;
  • Pesquisa de vazamentos, com suas curvas;
  • Simulação de perdas por diferentes tipos de vazamentos;
  • Simulação de operação de redes de abastecimento;
  • Sistemas de distribuição por meio de moto-bomba e por gravidade;
  • Operação de reservatórios;
  • Sistemas de consumo por malha;
  • Instrumentação de campo usados em válvula e registros para controle de Pressão;
  • Simulação do uso do booster na rede distribuidora;
  • Controle da pressão e eficiência energética pelo uso de conversores de freqüência nos conjuntos de bombeamento;
  • Levantamento de curvas características de conjuntos e sistemas de bombeamento;
  • Modelagem hidráulica e de eficiência energética, que permite simulações estáticas e dinâmicas do comportamento hidráulico e eficiência energética de uma rede de abastecimento.

Veja +

O laboratório Pronto 3D iniciou suas atividades em dezembro/2014, está localizado no térreo do CCET, e possui área total de 73 m².

Consiste em um espaço de ensino, pesquisa e extensão na área da materialização da forma por meio de técnicas automatizadas, tais como impressão 3D, corte laser e usinagem em máquinas CNC.

O PRONTO 3D da UNIPLAC faz parte de uma Rede de Laboratórios de Prototipagem Rápida e Fabricação Digital, denominada REDE PRONTO3D.  (www.redepronto3d.com)

Atende todas as áreas que envolvam criação, desenvolvimento e produção de modelos, protótipos, maquetes e produtos em escala, auxiliando as diferentes etapas do processo de um projeto.


Veja +

O laboratório de Instalações Elétricas iniciou suas atividades em dezembro/2014, está localizado no segundo andar do CCET, e possui área total de 66 m².

Os equipamentos do laboratório propiciam a realização de ensaios de luminotécnica, montagens elétricas em geral, circuitos elétricos prediais, montagens automatizadas com dispositivos eletromecânicos e automatização de tarefas com a utilização do CLP. Os ensaios realizados no laboratório abrangem aplicações de instalações elétricas prediais e industriais básicas e capacitando os alunos com ferramentas e subsídios para um aprofundamento posterior.


Veja +

O laboratório de Eletrotécnica iniciou suas atividades em agosto/2002, está localizado no segundo andar do CCET, e possui área total de 66 m².

É composto por oito bancadas equipadas com Inversores de Frequência, Frequencímetros, Amperímetros, Voltímetros, Wattimetros, Temporizadores, Relês Térmicos, Contatoras, Chaves Comutatoras e Botoeiras. O aluno terá condições de simular os mais variados tipos de partida de motores de indução e comandos elétricos, adquirindo conhecimentos em qualidade de energia, técnicas  para identificação de falhas, elaborando soluções as mesmas.


Veja +

O laboratório de Projetos e Simulação iniciou suas atividades em dezembro/2013, está localizado no segundo andar do CCET. Sua área total é de 57 m².

É composto por 30 computadores que permite ao aluno, através dos softwares disponíveis, elaborar projetos e fazer simulações nas diversas áreas de atuação.


Veja +
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática