CPA


A Lei 10.861 Institui SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior): integra 03 modalidades de avaliação:

1- Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES),  em suas 02 etapas:

Auto avaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);

Avaliação externa: realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP.

2 - Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): Visitas in loco de comissões externas.

3 - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): para iniciantes e concluintes, em amostras, com definição anual das áreas participantes.

Resolução CPA

Regulamento CPA

Desenvolver uma Cultura de Avaliação Interna e Externa, capaz de superar as defasagens e fragilidades que Uniplac enfrenta no momento, em relação  aos resultados da Avaliação Interna e Externa.

Atribuições

- Conduzir  e acompanhar os processos de Avaliação Interna e Externa;

- Organizar relatórios das fragilidades encontradas;

- Distribuir os relatórios e conscientizar diretamente os profissionais, setores e órgãos para as devidas tomadas de decisões;

- Acompanhar e fiscalizar os processos de melhorias, ou seja, solução das fragilidades; 

- Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelos Dirigentes e pelo MEC.

 

Planejamento/Metas – 2016:

Atingir, 100% de respondentes, no processo de Avaliação Interna em todos os Cenários;

Atingir, 100% de participação dos Estudantes na Avaliação Externa – ENADE;

Atingir, conceitos acima de 03 no ENADE, a partir de 2012 em todos os Cursos selecionados

Atualizar o site da UNIPLAC referente as informações da CPA;

Disseminar semestralmente as atividades e ações da CPA através de capacitações com Reitor e Pró-Reitores, Gestores, Coordenadores, Docentes, Discentes e técnicos - administrativos;

Automatizar completamente o sistema de Avaliação institucional, seus formulários de coleta de dados, assim como seus relatórios de desempenho, contento tabelas, quadros e gráficos informativos;

Divulgar constantemente as atividades e ações da CPA por meio do site, banners, folhetos, adesivos, Jornais, TV aberta e outros meios de comunicação;

Participar de todos os eventos internos e externos da UNIPLAC informando e coletando informações relevantes para melhorias;

Identificar parcerias com a indústria, comércio, a sociedade pública e privada como um todo;

 

Capacitar e definir com todos os coordenadores e professores a aplicar provas estilo ENADE durante todos os semestres, e no ano de cada curso aulas complementares de simulado, assim como incentivar os alunos a realizar as provas anteriores  aplicadas pelo MEC, via portal INEP durante seu período acadêmico.

Planejamento/Metas - 2015:

Atingir, 100% de respondentes, no processo de Avaliação Interna em todos os Cenários;

Atingir, 100% de participação dos Estudantes na Avaliação Externa – ENADE;

Atingir, conceitos acima de 03 no ENADE, a partir de 2012 em todos os Cursos selecionados

Atualizar o site da UNIPLAC referente as informações da CPA;

Disseminar semestralmente as atividades e ações da CPA através de capacitações com Reitor e Pró-Reitores, Gestores, Coordenadores, Docentes, Discentes e técnicos -administrativos;

Automatizar completamente o sistema de Avaliação institucional, seus formulários de coleta de dados, assim como seus relatórios de desempenho, contento tabelas, quadros e gráficos informativos;

Divulgar constantemente as atividades e ações da CPA por meio do site, banners, folhetos, outdoor, TV UNIPLAC, adesivos, camisetas, rádio, Jornais, TV aberta e outros meios de comunicação;

Participar de todos os eventos internos e externos da UNIPLAC informando e coletando informações relevantes para melhorias;

Identificar parcerias com a indústria, comércio, a sociedade pública e privada como um todo;

Capacitar e definir com todos os coordenadores e professores a aplicar provas estilo ENADE durante todos os semestres, e no ano de cada curso aulas complementares de simulado, assim como

incentivar os alunos a realizar as provas anteriores  aplicadas pelo MEC, via portal INEP durante seu período acadêmico.

Coordenadora

Madalena Pereira da Silva

 

Representantes do Corpo Docente

Claiton Camargo de Souza Ediolane Hilbert Brati Vedana

Marta Aparecida de Lima Machado Calegari

 

Representantes da Comunidade Civil Organizada

Eva de Lourdes Cândido da Silva

Marilene de Abreu Arruda Amarante

Marilza Gobetti

 

Representantes do Corpo Técnico Administrativo

Ana Maria Ranzan Rigo

Mariane Andrade Muniz

Sônia Betz Saldanha do Amaral

 

Representantes Discentes

Alisson Olm de Francisco

Juliana Schmidt Ferreira

Thaís Andrade Fernandes.

Senhores componentes da Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA 2016

Iniciamos o ano de 2016, dando-lhes boas vindas e desejando a todos um ano bastante produtivo em prol da nossa Universidade. Lembramos que a presença de todos é de suma importância em cada reunião, tendo em vista que a CPA tem papel preponderante no processo de construção da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como no gerenciamento das atividades de nossa Universidade.

Segue abaixo, o cronograma das reuniões para que os senhores (as) possam organizar suas agendas para as reuniões deste ano. Vale ressaltar que o cronograma poderá sofrer alterações se os trabalhos assim exigirem, como por exemplo, possíveis avaliações in loco dos cursos que necessitam de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento e que solicitarem a presença da CPA para reunião extraordinária.

Outrossim, convidamos para a nossa primeira reunião que acontecerá dia 26 de fevereiro às 17:00h, quando então decidiremos em conjunto, o melhor dia da semana para a realização dos nossos encontros.

 

Programa de atividades para 2016 da CPA

 16 de Maio

 9h

Sala dos

Conselhos

Informações sobre o andamento do processo de Recredenciamento da UNIPLAC;

Informações sobre a preparação dos Estudantes que participarão do ENADE em 2016;

Validação das informações e layout da nova página da UNIPLAC junto ao setor de comunicação, assim como do link da Avaliação Institucional/CPA, principalmente os canais de comunicação da CPA e dos Egressos;

Informações/apresentação do material e dos relatórios de participação e avaliação sobre o apoio da Avaliação e CPA nas capacitações dos Coordenadores, NDE, DCE e CA´s junto ao setor PROAPE.

30 de Junho

 9h

Sala dos

Conselhos

Informações sobre o andamento do processo de Recredenciamento da UNIPLAC;

Informações sobre as Oficinas de preparação para os Estudantes que participarão do ENADE em 2016;

Informações sobre a continuidade do projeto ENADE 2016 parceria ProAPe e PAAP.

Julho -

(a combinar)

(a combinar)

Sala dos

Conselhos

Informações sobre o andamento do processo de Recredenciamento da UNIPLAC;

Discussão para a conclusão do relatório de Autoavaliação da graduação referente à 2016/1;

Perfil do Ingressante de 01/08/2016 a 31/08/2016.

16 de Agosto

9h

Sala dos

Conselhos

Informações sobre o andamento do processo de Recredenciamento da UNIPLAC;

Autoavaliação nos cursos de graduação referente ao segundo semestre de 2016 (verificar datas);

Informações e validação do Relatório do Perfil do Ingressante 2016/2 até 15/09/2016.

22 de Setembro

17h

Sala dos

Conselhos

 Informações sobre o andamento do processo de Recredenciamento da UNIPLAC;

Revisão e validação do novo instrumentos de avaliação das oficinas do ENADE .

20 de Outubro

17h

Sala dos

Conselhos

Informações do andamento dom processo de Recredenciamento da UNIPLAC;

Informações sobre os últimos preparativos para acompanhar os Estudantes ao ENADE 2016 e convite para participação;

Pensar o Relatório Anual (Trienal) de Autoavaliação para encaminhar ao MEC/CEE/ACAFE

Novembro -

(a combinar)

(a combinar)

Sala dos

Conselhos

Avaliação das Atividades desenvolvidas em 2016.

Dezembro -

(a combinar)

(a combinar)

Sala dos

Conselhos

Encerramento dos trabalhos da CPA do ano de 2016 com sugestões para as metas de 2017.

OBS:

Em todas as reuniões assuntos de ordem emergencial poderão ser incluídos desde que seja constatada sua importância.

É importante que os componentes desta comissão tenham em mente que suas presenças são de suma importância para que a CPA progrida e demonstre força nos processos que desenvolve. Lembramos ainda, que por prerrogativa de lei, toda e qualquer outra atividade exercida dentro da Instituição (caso dos docentes, dos discentes e técnicos - administrativos), será justificada e abonada pela efetiva participação nessas reuniões.

 

Prof.ª Madalena Pereira da Silva

Assessora da Avaliação e Coordenadora da CPA

Atas das Reuniões 2016:

 

REUNIÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

Release - Ata 001/2016

Data: 26 de fevereiro de 2016.  Horário: 17h

Presidência: Sérgio Murilo Schutz

Membros presentes: Ediolane Hilbert Brati Vedana, Marta Aparecida de Lima Machado Calegari e Ana Maria Ranzan Rigo, representantes dos docentes; Claine Andrade Alves e Sonia Betz Saldanha do Amaral, representantes do corpo técnico administrativo; Alisson Olm de Francisco e Juliana Schmidt Ferreira, representantes do corpo discente;  Marilene de Abreu Arruda Amarante e Marilza Gobetti,  representantes da comunidade civil organizada; Convidada: Madalena Pereira da Silva, futura coordenadora da CPA.

Pauta

Encaminhamento

- Cronograma de trabalho para as Avaliações Internas;

Sugeriu-se que as avaliações aconteçam antes do término do semestre como é feito atualmente. Ficou acordado que a Avaliação Interna entrará no ar na primeira semana de maio e ficará disponível por quinze dias e na segunda quinzena esses dados deverão ser tabulados.

- Sugestões de melhorias e de datas para sua aplicação;

Sugeriu que fosse criado e institucionalizada a “Semana da Avaliação” e que os Centro Acadêmicos (CA’s), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com a coordenação dos cursos e professores, intensificassem a importância  da participação de todos. Sugeriu-se que na semana de avaliação, os professores levem os alunos nos laboratórios de informática, previamente agendados, para que respondam a avaliação. Deverá ser criada uma avaliação da infraestrutura da instituição.

- Acompanhamento das etapas de construção do relatório para renovação do credenciamento da Universidade;

A construção dos relatórios já está em andamento.

- Dificuldades para criação e manutenção dos instrumentos e relatórios de Avaliação Institucional por meio do sistema da TOTVS;

Haverá uma reunião com os responsáveis pelo sistema.

- Preparação para visita da comissão externa para o credenciamento do Ensino à Distância - EAD e agenda com a CPA.

Nos dias 09, 10 e 11 de março de 2016, a Instituição irá receber a visita da comissão externa para o credenciamento do EAD, sendo que no dia 10 de março das 18 às 19 horas, já está agendada uma reunião dos avaliadores com a CPA.

Lages, 26 de fevereiro de 2016.

 

 

 

Release - Ata 002/2016

Data: 10 de março de 2016   Horário:17h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: Ediolane Hilbert Brati Vedana e Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, representantes dos docentes; Ana Maria Ranzan Rigo – Procuradora Institucional;  Claine Andrade Alves, José Francisco da Silva e Sonia Bétz Saldanha do Amaral, representantes do corpo técnico administrativo; Juliana Schmidt Ferreira e Alisson Olm de Francisco, representantes do corpo discente; Marilene de Abreu Arruda Amarante e Eva de Lourdes Candido da Silva, representantes da Comunidade Civil Organizada.

Comissão do MEC: Professor Renato Rodrigues Martins, Goro Saito e Leandro Ramires Comasseto.

Pauta

Encaminhamento

- Credenciamento da modalidade EAD (Ensino à Distância) da UNIPLAC.

Os membros integrantes comentaram as ações da CPA e a comissão de avaliadores do Ministério da Educação mostrou-se satisfeita com o trabalho apresentado.

Lages, 10 de março de 2016

 

Release - Ata 003/2016

Data: 28 de abril de 2016   Horário:17h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: Ediolane Hilbert Brati Vedana, Marta Aparecida de Lima Machado Calegari e Claiton Camargo, representantes dos docentes; Ana Maria Ranzan Rigo, Procuradora Institucional; Mariane Andrade Muniz no momento substituindo Claine Andrade Alves representante do corpo técnico administrativo; Juliana Schmidt Ferreira, representantes do corpo discente; Marilene de Abreu Arruda Amarante, Eva de Lourdes da Silva e Marilza Gobetti,  representantes da comunidade civil organizada.

Pauta

Encaminhamento

- informações sobre o andamento do processo de Recredenciamento;

Uma das etapas para o recredenciamento da Universidade é solicitação dos pedidos (recredenciamento da IES – R$ 10.440,00, renovação de reconhecimento de curso – R$ 6.960,00) via sistema eMEC, cujo prazo final é 18/05/2016. Os pedidos estão sendo realizados pelo PI (Procurador Institucional), e na medida do possível, estão sendo pagos pela Fundação.

- informações sobre o relatório institucional de 2015;

Referente ao ano base de 2015, o relatório institucional, produzido pela professora Ediolane, foi submetido para avaliação do CONSUNI e está no aguardo da aprovação, bem como da finalização do Balanço Patrimonial, para posterior prestação de contas aos órgãos públicos.

- início do projeto do ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante);

Está sendo realizado um trabalho bem específico com o colegiado dos cursos participantes do ENADE, para explanar como são feitos os cálculos; a importância do questionário do estudante; a reflexão da quantidade de mestres e doutores; entre outras explicações.

- instrumentos de avaliação;

 

- abertura do perfil do ingressante (29/02/2016 a 15/03/2016) e finalização do relatório até 30/03/2015;

A compilação do perfil do ingressante foi realizada manualmente e será encaminhada ao coordenador de graduação para dar encaminhamentos.

- devolutiva da reunião com os responsáveis pelo sistema e pelo núcleo de informática (NIU);

Em março/2015 havia sido alocado um consultor da TOTVS para atender a demanda da compilação de dados. Várias horas, por parte da responsável pela avaliação institucional foram dedicadas para repassar os requisitos e/ou layouts dos relatórios. Mas, em seguida, houve os cortes e o consultor da TOTVs foi dispensado. Desta forma, voltamos ao ponto de origem, desde a implantação do sistema RM. Em conversa com a nova gestora do NIU, a mesma disse que esta demanda será realizada pelo próprio NIU, ficando sobre a responsabilidade da mesma.

- instrumento de infraestrutura;

Será enviado por e-mail, o instrumento de avaliação de infraestrutura usado pelo MEC para que os membros da CPA revisem e sugiram melhorias no instrumento interno.

- cancelamento do Workshop;

O workshop será cancelado por não termos dados suficientes para apresentar, pois dependemos das novas funcionalidades implementadas no sistema RM, já discutidas anteriormente.

- relatório de Autoavaliação encaminhado ao Ministério da Educação – MEC;

Foi construído pela professora Madalena com o auxílio dos demais funcionários do setor de avaliação e protocolado no sistema eMEC no prazo previsto.

- devolutiva do credenciamento do Ensino à Distância – EAD;

A Instituição foi credenciada pelo MEC para ofertar cursos na modalidade de EaD.

- avaliação interna do 1º semestre/2016 e avaliação interna do curso de Medicina.

O curso de Medicina, pela sua própria especificidade, possui instrumentos internos próprios, validados pelo colegiado e responsáveis pela avaliação do curso. Todos os instrumento possuem questões discursivas, e são disponibilizados de 2 a 4 vezes ao ano aos respondentes. A compilação é feita manualmente pela própria comissão. Na reunião, o grupo decidiu, inicialmente, incluir no sistema RM apenas o instrumento de avaliação do Tutor pelos estudantes. A Madalena cadastrou o instrumento no sistema RM e disponibilizou o mesmo no portal UNIPLAC.

Lages,28 de abril de 2016

 

 

Release - Ata 004/2016

Data: 10 de maio de 2016    Horário: 9h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: Ana Maria Rigo, Procuradora Institucional; professora Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, professora Ediolane Hilbert Brati Vedana e o professor Claiton Camargo representante do corpo docente; a professora Marilene de Abreu Arruda Amarante representante da comunidade civil organizada; Mariane Muniz, substituindo Claine Andrade Arruda como representante do corpo técnico administrativo e Juliana Schmidt Ferreira representante do corpo discente.

Pauta

Encaminhamento

- Checklist das obrigações da Universidade perante o MEC para o recredenciamento;

Construir o checklist com base no instrumento de avaliação externa do MEC apresentá-lo aos gestores e posteriormente ao CONSUNI.

- Aprovação do instrumento de infraestrutura.

Foram enviadas por e-mail, duas versões do instrumento, sendo uma delas mais compacta. Todos concordaram que a versão compacta está muito extensa e precisa ser resumida. Ficou decidido que, em todos os instrumentos será utilizada a mesma escala de avaliação que o MEC utiliza. Até o momento a escala usada é: Ótimo; Muito Bom; Bom; Regular e Ruim a ser substituída por: Excelente-conceito 5 (100%); Muito Bom-conceito 4 (75%); Suficiente-conceito 3 (50%); Insuficiente-conceito 2 (25%); e Não Atende-conceito 1 (0%).

Lages, 10 de maio de 2016   

 

Release - Ata 005/2016

Data: 16 de maio de 2016  Horário: 9h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: Marta Aparecida de Lima Machado Calegari e Ediolane Hilbert Brati Vedana, representantes do corpo docente; as professoras Marilene de Abreu Arruda Amarante e Eva de Lourdes Candido da Silva representantes da comunidade civil organizada; Mariane Muniz, substituindo Claine Andrade Alves, e Sonia Bétz Saldanha do Amaral como representantes do corpo técnico administrativo; Alisson Olm e Juliana Schmidt Ferreira representantes do corpo discente.

Pauta

Encaminhamento

- Alinhar a pauta da reunião, que será agendada, entre a CPA, CONSUNI, gestores, coordenadores de curso, coordenadores de Pós-Graduação e de Mestrado, reitoria e pró-reitoria, para tratar de assuntos referentes ao recredenciamento.

Na reunião prevista para 23 de maio de 2016, convém mostrar que as obrigações de uma universidade quando comparadas com centro universitário são basicamente as mesmas, o que difere são os números de docentes contratados e a autonomia em relação à criação de cursos, implementação de projetos e oferta de bolsa de estudos. Ficou estabelecido a seguinte pauta para a reunião de 23 de maio de 2016:  - apresentar o processo de renovação de credenciamento da avaliação do CEE; -reconstituição da comissão do recredenciamento; - PDI; - Diferenças e semelhanças da universidade e centro universitário. A CPA determinou que esta reunião não seja meramente expositiva e sim reflexiva.

Lages, 16 de maio de 2016 

 

Release - Ata 006/2016

Data: 23 de maio de 2016   Horário: 9h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: Professora Ana Maria Ranzan Rigo, procuradora institucional, os professores Clainto Camargo, Marta Aparecida de Lima Machado Calegari e Ediolane Hilbert Brati Vedana, representantes do corpo docente; as professoras Marilza Gobetti e Eva de Lourdes Candido da Silva representantes da comunidade civil organizada; Mariane Muniz, substituindo Claine Andrade Alves, Thaís Andrade Fernandes, substituindo Marlise Eliane Kring Tausendfreund, e Sonia Bétz Saldanha do Amaral como representantes do corpo técnico administrativo; Juliana Schmidt Ferreira representante do corpo discente.

Convidados: Professor Luiz Carlos Pfleger, reitor da Uniplac; Cristina Keiko Yamaguchi, pró-reitora de ensino; e Sabrina Bet e José Luiz Carraro, representantes do NIU.

Pauta

Encaminhamento

-  Apresentar o processo de renovação de credenciamento da avaliação do CEE;

Leitura do Parecer nº 243/2010 do Conselho Estadual de Educação (CEE), que diz respeito as pendências da universidade em relação a última avaliação pelo Conselho Estadual de Educação.

- PDI;

Reitor disse que o PDI já foi revisto pela Professora Marlise e que faltam, apenas, atualizar alguns dados e o financeiro.

- Diferenças e semelhanças da universidade e centro universitário.

Se a instituição alterar seu status de Universidade, as obrigações descritas no Projeto de Desenvolvimento Institucional continuam sendo exatamente as mesmas.

Lages, 23 de maio de 2016

Fone: 49 3251 1035
E-MAIL: avaliacao@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Madalena Pereira da Silva
Fone: 55 49 32511022
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