Perguntas e Respostas


QUEM DEVE SE INSCREVER

- Quem deve fazer a inscrição?
Todos os acadêmicos em condição de vulnerabilidade social, matriculado no segundo semestre de 2016. A inscrição eletrônica, é obrigatória também para quem já foi bolsista em 2016/1 e deseja receber o benefício para 2016/2.

- Se não fizer a inscrição no processo da Bolsa do Artigo 170 e no decorrer do semestre acontecer algum imprevisto que me impossibilite de continuar pagando as mensalidades, poderei me inscrever fora do prazo?
Se o período de inscrição já encerrou, conforme Edital, não será possível realizar o cadastro fora do prazo. No entanto, em se tratando de uma situação grave, que altera por completo a realidade do grupo familiar, o acadêmico poderá agendar horário, para atendimento com a Assistente Social no setor de Controladoria/Bolsas, a fim de verificarem juntos que outras possibilidades existem para auxiliá-lo a superar as dificuldades surgidas.


COMO EFETUAR A INSCRIÇÃO

- Como fazer a inscrição?
Para se inscrever, o acadêmico deve: 
Ler atentamente o Edital vigente, disponível em www.uniplac.net apresentar os documentos atualizados e completos, em cópias legíveis.

Esclarecer possíveis dúvidas sobre os procedimentos do cadastro eletrônico socioeconômico, se dirigindo pessoalmente ao APOIO COMUNITÁRIO ou ligando para 3251-1024 ou 3251-1082;
Preparar os documentos solicitados, conforme Edital; 
Acessar o formulário eletrônico do UNIEDU, no período determinado no Edital

- O que é preciso para acessar o cadastro eletrônico do UNIEDU?
Inscrição obrigatória no formulário eletrônico no UNIEDU no período estipulado pela SED no link http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/ que institui o cadastro geral para os interessados em obter os benefícios do Programa UNIEDU. 

- Após iniciar o preenchimento do cadastro eletrônico do UNIEDU é possível interromper a inscrição e voltar a acessar depois?
Sim. Durante o prazo de inscrição é possível fechar o formulário e voltar a acessar quantas vezes quiser, pois o sistema salvará os dados preenchidos até aquele momento. Após clicar em Finalizar Inscrição, o acadêmico não conseguirá mais acessar o formulário para modificar os dados, nem a data de entrega dos documentos. Se constatar algum erro, deverá comparecer à entrega de documentos conforme agendado e solicitar a correção à Equipe Técnica.


ENTREGA DOS DOCUMENTOS

- Quem não entregar a documentação terá outra oportunidade para a apresentação dos documentos?
Não. A ausência no SETOR DE PROTOCOLO para entrega da documentação caracterizará a desistência e desclassificará o acadêmico no processo seletivo da bolsa de estudos, não
podendo entregar os documentos no pedido de revisão. Se o acadêmico não puder comparecer, deverá enviar um representante em seu lugar para protocolar a documentação no SETOR DE
PROTOCOLO, sem necessidade de procuração.


DADOS SOCIOECONÔMICOS:

- Grupo familiar 
Quem é considerado integrante do grupo familiar? 
Entende-se como grupo familiar o conjunto de pessoas que possuam vínculo de parentesco e/ou afetividade, que contribuam e usufruam da mesma renda, ainda que residam em diferentes endereços.

- Rendimentos 
O que é considerado como renda total mensal familiar?
Considera-se como renda total mensal familiar o somatório de todos os ganhos dos integrantes, sejam salários fixos ou variáveis, trabalhos esporádicos e ganhos informais. O valor a ser informado no formulário deve ser da renda bruta (inclusive horas extras, comissões, gratificações, adicionais, vale-alimentação, etc.), descontadas apenas as contribuições obrigatórias (previdência social obrigatória e imposto de renda) e a pensão alimentícia paga, se houver. Os empréstimos, financiamentos, planos de saúde, gastos com farmácia, etc. não devem ser abatidos da renda total, mesmo quando constarem descontados na folha de pagamento ou do benefício recebido (aposentadoria, pensão, etc.).

- Qual é o percentual de mensalidade custeado pela Bolsa do Art.170 caso seja beneficiado?
O percentual do benefício concedido ao acadêmico é variável, podendo ser no mínimo 25% sobre o valor dos créditos matriculados no momento da inscrição eletrônica, distribuídos conforme a disponibilidade financeira da instituição e o ICE do candidato.

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